O monitoramento em tempo real e o monitoramento proativo fornecem às equipes de TI insights poderosos sobre seus ambientes. Esse monitoramento feito em “real time” pode informar no instante se um recurso que faz parte de uma arquitetura tecnológica apresenta algum problema. Com essas informações, os administradores podem fazer os ajustes apropriados.
O monitoramento proativo, por sua vez, usa informações em tempo real para prever problemas que podem ocorrer. Essa capacidade dá aos membros da equipe tempo para evitar problemas ou pelo menos reagir com rapidez suficiente para minimizar a extensão dos possíveis danos.
A capacidade de reduzir interrupções é valiosa, especialmente quando os clientes estão envolvidos. Esses poderes em tempo real, no entanto, exigem que alguém aja com base nas informações fornecidas no momento em que elas são fornecidas.
Os sistemas automatizados estão melhorando, mas muitas vezes ainda precisam do envolvimento humano. E qual é, afinal, o valor do monitoramento em tempo real se ninguém está observando?
Uma organização que está pronta para investir em um sistema de monitoramento em tempo real deve pensar em como equipar esse sistema 24 horas por dia. Claro, você pode colocar pessoas de plantão para responder a um alerta.
A importância do monitoramento em tempo real de ambientes de TI
O monitoramento em tempo real é uma técnica pela qual as equipes de TI usam sistemas para coletar e acessar dados continuamente para determinar o status ativo e contínuo de um ambiente de TI.
As medições do software de monitoramento representam dados do ambiente de TI atual, bem como do passado recente, o que permite aos gerentes de TI reagir rapidamente aos eventos no ecossistema de TI.
Basicamente, duas extensões de monitoramento em tempo real são o monitoramento reativo e o monitoramento pró-ativo. A principal diferença é que o monitoramento reativo é acionado por um evento ou problema, enquanto o monitoramento proativo busca descobrir anormalidades sem depender de um evento acionador.
A abordagem proativa pode permitir que uma equipe de TI tome medidas para resolver um incidente, como um vazamento de memória que pode travar um aplicativo ou servidor, antes que se torne um problema.
É preciso ter visibilidade clara da infraestrutura de TI
As ferramentas de monitoramento inundam as equipes de operações com números e estatísticas que podem sobrecarregar até mesmo o profissional de TI mais experiente.
Nesses casos, o processo de coleta de dados abafa o que os dados realmente comunicam sobre um ambiente de TI.
Assim como ocorre no conceito de monitoramento em tempo real, as ferramentas de monitoramento se enquadram em duas categorias – reativa e proativa – e os administradores devem entender como elas diferem antes de incluir uma ou ambas, em uma estratégia de monitoramento de TI.
Monitoramento reativo vs. proativo
Os dados reativos surgem a partir de ferramentas de monitoramento que coletam estatísticas e valores em tempo real. Esses dados variam desde o uso de CPU ou memória até a disponibilidade do serviço.
Ferramentas de monitoramento reativo e painéis são essenciais quando a equipe de operações precisa de uma visão rápida de um grande ambiente para localizar problemas e decidir como resolvê-los.
Essas ferramentas tornam-se como a pulsação de um ambiente de TI, com monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana.Embora as ferramentas de monitoramento reativo sejam facilmente implementadas e mantidas, elas são mais úteis após a ocorrência de um problema. Eles capturam dados em tempo real e geralmente os armazenam para ajudar as equipes a identificar tendências – mas isso não se qualifica como monitoramento proativo.
Em vez disso, as ferramentas reativas que oferecem suporte à análise de tendências históricas às vezes servem como repositórios de dados para ferramentas mais proativas.
O monitoramento proativo combina ferramentas de monitoramento reativo com outros recursos para ajudar as equipes de TI a evitar problemas antes que eles ocorram. Por exemplo, o monitoramento proativo pode permitir que as equipes de operações identifiquem e resolvam um vazamento de memória antes que um aplicativo ou servidor trave.
A diferença entre ferramentas de monitoramento reativas e proativas é que as primeiras devem ser acionadas por um evento ou problema antes de solicitar que a equipe de TI tome uma atitude.
As ferramentas de monitoramento proativas, por outro lado, permitem que as equipes descubram anormalidades nos dados que os levam a agir sem um evento de disparo. Como resultado, o modelo proativo é ideal para datacenters modernos e ambientes de TI que não podem suportar nenhum tempo de inatividade.
O desafio de ser proativo
Uma empresa interessada em monitoramento em tempo real dos ambientes de TI deve observar como esse recurso será usado.
Se a maior parte de sua atividade empresarial ocorrer na janela do dia útil das 9 às 5, os membros da equipe estarão prontos para reagir. Nessas situações, o monitoramento em tempo real dos ambientes de TI faz muito sentido.
Se você aplicar a regra 80/20, o monitoramento em tempo real pode ser benéfico durante as horas de maior movimento do dia, justificando o custo do produto. Isso faz parte da equação do monitoramento em tempo real.
O aspecto de tendência/preditivo é outra grande peça desse quebra-cabeça. Ser capaz de prever um pouco o futuro para as necessidades de recursos e tomar medidas preventivas são ações que os clientes nunca verão, mas essas capacidades podem ter um grande impacto na reputação e no atendimento ao cliente de uma empresa.
Para tornar o monitoramento preventivo uma realidade, uma organização precisará implementar o monitoramento em tempo real dos ambientes de TI. Caso contrário, as tecnologias preventivas não terão acesso aos dados corretos e, portanto, não serão capazes de impedir muitos dos possíveis incidentes.
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