Categories
Blog B2on

A revolução invisível da IoT

Quando uma nova tecnologia chega, pode inicialmente parecer que não está fazendo muito. Essa é a conclusão a que podemos chegar sobre o estado atual da Internet das Coisas (IoT). Considere por exemplo a chegada da Internet em meados dos anos 1990. Ela foi vista pela primeira vez como uma maneira interessante de publicar e encontrar informações.

No entanto, não havia ideia de como ele iria crescer e evoluir nos próximos 30 anos e mudar a maneira como as pessoas se comunicam, fazem compras, fazem transações bancárias, trabalham e se divertem.

A IoT hoje é onde a Internet estava quando começou. Nos próximos 30 anos, juntamente com IA e robótica, a IoT mudará tudo sobre como as pessoas vivem, trabalham e se divertem.

No entanto, até muito recentemente, a IoT ainda era vista por alguns como apenas um monte de propaganda. Os aplicativos IoT estavam sendo lançados, mas os benefícios eram quase invisíveis para qualquer pessoa fora desses aplicativos.

Isso foi até que a devastadora pandemia COVID-19 chegou e o tamanho da revolução invisível da IoT começou a ser reconhecido.

IoT em ação

A internet das coisas, ou IoT, é um sistema de dispositivos de computação inter-relacionados, podendo abranger máquinas mecânicas e digitais, objetos, animais ou pessoas com identificadores exclusivos e a capacidade de transferir dados por uma rede ampliando suas funcionalidades.

Uma “coisa” na internet das coisas pode ser uma pessoa com um implante de monitor cardíaco, um animal de fazenda com um transponder de biochip, um automóvel que tem sensores embutidos para alertar o motorista quando a pressão do pneu está baixa ou qualquer outro produto natural ou artificial, objeto que pode ser atribuído a um endereço de protocolo da Internet (IP) e é capaz de transferir dados em uma rede.

Um dos primeiros indicadores da disseminação do COVID-19 nos EUA foi uma onda de dados de leitura de temperatura anormal de milhões de usuários de termômetros inteligentes.

A empresa por trás desse dispositivo líder nos Estados Unidos há muito publicava um Mapa “do Clima” da Saúde em seu site que compilou anonimamente as leituras de temperatura e, ao fazer isso, estava identificando efetivamente os pontos de acesso da COVID-19 antes que alguém soubesse que haviam começado.

Hospitais em todo o mundo também reconheceram rapidamente que, para evitar picos de COVID-19, parte da solução estava na IoT.

Na prática, a IoT está sendo usada para minimizar o contato entre o paciente e a equipe, usando um monitoramento remoto muito maior de pacientes e permite que os escassos recursos de equipamentos hospitalares sejam usados ​​com mais eficácia. A IoT de repente se tornou parte da batalha da linha de frente contra o COVID-19.

Os principais exemplos de dispositivos IoT que estão sendo usados incluem oxímetros de pulso sem fio alimentados por bateria que medem os níveis de oxigênio no sangue e hubs sem fio e beacons Bluetooth que permitem que os hospitais rastreiem e localizem rapidamente equipamentos importantes, como ventiladores.

A COVID-19 também criou um grande problema para os empregadores que agora precisam convencer seus funcionários de que é seguro voltar ao trabalho. A indústria de IoT apresentou rapidamente uma variedade de soluções Bluetooth e de banda larga ultra larga e rastreadores de contato.

Isso pode ser usado para ajudar a reforçar as medidas de distanciamento social e permitir rastreamento e teste rápido de contato, caso um funcionário seja infectado.

Aproveite o poder do IOT com a plataforma Cisco Meraki

Hoje, a IoT está apenas começando a se livrar de sua capa de invisibilidade e demonstra seu verdadeiro potencial em uma lista cada vez maior de aplicações práticas, a exemplo das soluções integradas Cisco Meraki, que tornam as operações IoT mais rápidas e eficientes, dando às empresas vantagens competitivas exclusivas.

Os sensores Cisco Meraki MT fornecem visibilidade em tempo real dos ambientes de TI. Os sensores permitem, por exemplo, que as organizações monitorem remotamente temperatura, umidade, vazamentos de água e acesso à porta para ajudar a proteger a infraestrutura crítica e manter as operações comerciais funcionando sem problemas.

Além disso, os sensores Meraki MT reduzem a complexidade dos sistemas de sensores tradicionais, eliminando a necessidade de um gateway separado e software de gerenciamento, usando pontos de acesso existentes em uma rede ou câmeras inteligentes como gateways, conectando-se automaticamente e acelerando os prazos de implantação.

Alimentados pela plataforma Meraki, os sensores IoT são totalmente gerenciados em nuvem, com visibilidade em tempo real por meio do painel da nuvem Meraki e do aplicativo móvel, junto com opções de alerta flexíveis, mantém você atualizado onde quer que esteja.

A Cisco Meraki oferece aos clientes uma solução simples e baseada em dados para monitorar ambientes internos e redes de TI, ideal para atender a diferentes tipos de requisitos em ambientes de negócio que podem variar de pequenas, médias e grandes empresas além dos mais distintos setores do mercado.

Sobre a B2ON

A B2ON Tecnologia é uma empresa de Integração de Soluções de TI que tem como foco principal atender as demandas de infraestrutura de TI e de negócios das empresas de maneira SIMPLES.

Temos amplo conhecimento para suportar as empresas na jornada da transformação digital, oferecendo soluções tecnológicas POSSÍVEIS e testadas sempre com foco na redução de custos e aumento da produtividade.

Desenvolvemos soluções completas com serviços integrados, como: conectividade de redes, cibersegurança, comunicação e colaboração, data center, Meraki Cisco. Também promovemos a venda e locação de equipamentos, através de um plano que torna possível a sua empresa.